sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Entrevista de emprego: o segredo dos 60 segundos


O primeiro minuto da entrevista é o momento decisivo para você ser contratada. Aprenda a fazer bonito!


A Sociedade Americana de Psicologia fez uma pesquisa, em que gravou simulações de entrevistas, e submeteu as fitas de vídeo a recrutadores, que teriam de apontar quem contratariam.

Eles assistiram aos primeiros vinte minutos de cada conversa e fizeram sua escolha. Depois reviram os quinze segundos iniciais e o resultado foi idêntico, para surpresa dos psicólogos, que batizaram esse fenômeno de efeito-surpresa: quando o profissional causa um impacto positivo de cara, tudo o que diz e faz depois apenas reforça a opinião que o avaliador forma no primeiro minuto.

A teoria é confirmada por vários consultores, entre eles a headhunter Iêda Novais. ''A escolha de um candidato se dá nos primeiros sessenta segundos de conversa'', garante ela.


Seja mais do que pontual

Para entrar na sala menos ansiosa, o que vai fazer toda a diferença, planeje chegar cerca de quinze minutos antes do horário marcado. Assim, você terá tempo para se aclimatar ao ambiente e ganhar confiança. Essa atitude ajudou Ana Miranda, 28 anos, quando disputou a vaga de gerente de uma casa noturna. ''Estava tão tensa com a possibilidade de chegar atrasada que pus os pés no local com vinte minutos de antecedência. Para fazer hora, comecei a conversar com o barman e descobrimos que tínhamos um amigo em comum, um DJ que acabara de se mudar para Nova York. Quando o meu atual patrão apareceu, ríamos como velhos amigos e minha naturalidade influenciou na sua decisão de me contratar'', ela afirma.

A estratégia de chegar antes do horário marcado também levou a tradutora Alice Cavalcanti, 27 anos, a conseguir uma colocação numa editora. ''Sei que foi um exagero chegar uma hora antes, mas por sorte sentei no café da empresa e me deparei com folhetos institucionais da companhia. Obtive informações úteis e, de quebra, escutei um grupo conversando sobre um episódio ocorrido lá. Quando o avaliador falou por alto sobre o assunto, fiz comentários que o impressionaram. Estou empregada'', Alice se orgulha.


Deixe seu corpo falar

''Ao ficar cara a cara com a pessoa que vai conduzir a entrevista, não se esqueça de olhar em seus olhos e dar um aperto de mão que transmita segurança, mas que não seja longo nem forte demais'', aconselha a consultora Renata Fabrini, sócia da Fesa, empresa especializada na contratação de profissionais para o mercado financeiro. Em seguida, fique atenta à sua postura. ''Meu último chefe me indicou para um curso em que tinha de fazer apresentações. E ele foi inteiro filmado'', conta Letícia Souza, 29 anos, executiva de marketing em uma produtora de vídeo. ''Ao me ver na tevê, fiquei impressionada com minha postura. Eu não parava de me curvar quando estava nervosa, dando a impressão de que me encolhia toda. Então, decidi ter aulas para aprender a projetar meu corpo da forma correta. Semanas depois, concorri a um novo cargo e o aprendizado foi essencial para prosseguir no processo seletivo'', ela admite.

A contadora Sara Santos fez sessões de Reeducação Postural Global (RPG) quando soube que teria uma entrevista. ''Sabia que a multinacional era exigente. E meus amigos viviam dizendo que eu não sentava direito. Funcionou. A avaliadora elogiou a maneira como me portei'', ela comemora.

A consultora Aline Zimermann, sócia da Asap, empresa que contrata profissionais nas áreas de tecnologia, internet e afins, acrescenta que o modo como você se veste também causa impacto nos sessenta segundos iniciais de avaliação. ''A roupa ideal é a adequada ao estilo da empresa em que quer atuar. Não precisa ser cara, apenas revelar bom gosto e elegância'', ela aconselha. Em outras palavras, se você passa uma imagem vulgar ou de desleixo, a má impressão está instalada.

http://mdemulher.abril.com.br/carreira-emprego/reportagem/entrevista-emprego/entrevista-emprego-segredo-60-segundos-569894.shtml

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Isso mesmo! È aquele velho ditado: " A primeira impressão é a que fica!" Se você passar insegurança pra o entrevistador, você vai passar para empresa também... Obrigado pelas informações, espero que outras pessoas vejam essas dicas e às sigam, pois é de grande importancia seguir essas regruinhas básicas para adquirir o sucesso! Valeu!

    ResponderExcluir