segunda-feira, 20 de junho de 2011

Como voltar para o mercado de trabalho

9 passos rumo ao sucesso



1. Saiba o que você pode oferecer


Primeiro, liste seus conhecimentos e trajetória profissional. Depois, reflita se você quer continuar na área ou investir em outra.






2. Planeje-se


Quem ficará com as crianças? Como você dará conta das tarefas da casa? Precisará viajar a trabalho?






3. Volte a estudar


Enquanto a vaga não aparece, faça um curso técnico ou de línguas. Além de ficar atualizada, você vai conhecer gente que está na ativa.


4. Pesquise na internet


Procure onde estão as empresas que precisam de você - foque nas pequenas e médias, que tendem a valorizar sua maturidade. A melhor forma é navegar em sites seguros como Vagas.com, Empregos e Catho.






5. Monte o currículo certo


Se sua ausência do mercado de trabalho foi marcada por algum curso ou iniciativa profissional, inclua isso no documento. Caso contrário, relate apenas os últimos empregos e, na entrevista, diga que você se afastou por um projeto pessoal.


6. Divulgue bem seu "peixe"


Cadastre-se em sites especializados (vários oferecem o serviço gratuitamente), converse com amigos, retome o contato com ex-colegas de trabalho. Participar de eventos também facilita a troca de cartões.






7. Seja sincera na entrevista


Responda às perguntas de forma curta e objetiva. Enfatize os aprendizados e as competências desenvolvidas durante o período de afastamento.






8. Negocie o salário


Conheça a média praticada pelo mercado e pondere seu real valor.






9. Não desanime!


Se tiver de voltar atrás na ideia de trabalhar fora, pense que você logo, logo poderá retomar a iniciativa. Dá tempo!

Fonte: http://mdemulher.abril.com.br/carreira-emprego/reportagem/desenvolvimento-profi/volte-mercado-trabalho-631147.shtml